M. Dias Branco PDF Imprimir E-mail

O Grupo M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos fabrica, comercializa e distribui biscoitos, massas, farinha de trigo, margarinas e gorduras vegetais em todo o Brasil, com sede na cidade de Eusébio, no estado do Ceará.

É uma companhia aberta, registrada no segmento Novo Mercado da BOVESPA e tem suas ações negociadas sob o código MDIA3. Emprega mais de onze mil funcionários e é composta por onze unidades industriais, estando presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Amazonas e Pará, além do Distrito Federal (Brasília). Detém as marcas Fortaleza, Richester, Adria, Zabet, Basilar, Medalha de Ouro, Puro Sabor, Finna e Vitarella, dentre outras.

História

Em 1926 o português Manuel Dias Branco, fugindo da recessão causada pela Primeira Guerra Mundial na Europa, desembarca no Brasil, mais precisamente em Belém do Pará. A difícil adaptação ao clima belenense influenciou a sua mudança para o Ceará. Instalado na cidade de Cedro, começou suas atividades como funcionário de uma empresa que exportava algodão. Após algum tempo, instalou um pequeno armazém de secos e molhados, expandindo os negócios, mais tarde, com uma loja de tecidos. O terceiro investimento não fugiu à regra do bom português, ou seja, montou uma padaria, passando a comercializar bolachas em todo o interior do Estado. Em 1936, decidido a fixar residência em Fortaleza, adquire a “Padaria Imperial” e constrói, anos mais tarde, a Padaria Fortaleza, que deu origem a Fábrica Fortaleza, atual sede do Grupo, o maior fabricante de biscoitos e massas da América Latina.

O ingresso do Filho Ivens Dias Branco nos negócios se deu no ano de 1953. Dotado de uma privilegiada visão, Ivens, que atualmente preside o Grupo, convence o pai a partir para a fabricação de biscoitos em escala industrial. O primeiro grande sucesso do grupo veio no ano seguinte, em 1954, com o lançamento da bolacha “Pepita”, que fez tradição em todo o Estado do Ceará.

A década de 1960 foi marcada por grandes mudanças e lançamentos de uma diversificada linha de novos produtos no mercado. Nesse período também nasceu o mascote “Fortinho”, personagem que estampa até hoje as embalagens da marca Fortaleza. O final da década registra, ainda, a expansão física da empresa.

A consolidação dos negócios nos anos de 1970, veio com a conquista dos mercados do Norte e Nordeste, popularizando o biscoito cream cracker e promovendo, ainda, a mudança da sede de Fortaleza para o município de Eusébio, às margens da BR 116. Também nesta década nasceu a marca Richester, mais precisamente no ano de 1978, fortalecendo as vendas e aumentando a sua participação no mercado nacional.

Já nas novas instalações, os anos de 1980 foram marcados pelas inovações tecnológicas, implantação do Centro de Pesquisa a Análises – CPA e a expansão da produção com qualidade e tecnologia de ponta, conquistando títulos, certificações e a consequente modernização do parque fabril.

A década de 1990 assinalou a inauguração da primeira unidade de moagem de trigo do Grupo, que passou a produzir farinha e farelo de trigo em seu moinho. Esse foi, sem dúvida, um importante passo para a verticalização do processo de produção de biscoitos e massas da Empresa.

O novo milênio também trouxe novas conquistas. No ano de 2000 a empresa é destaque na revista Exame como a melhor do País no segmento de alimentos e adquire a certificação ISO 9002. No mesmo ano inaugura a sua unidade de moagem de trigo em Natal, Rio Grande do Norte, denominada Grande Moinho Potiguar. Na Bahia também estava sendo construído o Grande Moinho Aratu, composto por um moinho de trigo, uma fábrica de biscoitos, uma fábrica de massas e um porto privativo de uso misto. Outro importante passo se deu com a inauguração, no ano de 2002, da unidade industrial GME para a fabricação de margarinas e gorduras vegetais. A partir daí a empresa já produzia dois de seus principais insumos para a fabricação de biscoitos e massas.

Com a aquisição do Grupo Adria em 2003, constituído pelas empresas Basilar (Jaboticabal-SP), Isabela (Bento Gonçalves-RS), Zabet (Lençóis Paulista-SP) e Adria (São Caetano do Sul-SP), marcas líderes nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, o Grupo M. Dias Branco assume a liderança nacional do setor. Nesse mesmo ano entra em operação o moinho de trigo da Bahia. No ano de 2004, a Companhia, dando mais um passo na obtenção do reconhecimento de entidades de certificação de qualidade, obteve seu primeiro certificado ISO 14.900, atualmente ISO 22.000 (a partir de 2007), confirmando a qualidade de seu Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos. E em 2005 mais uma unidade de moagem de trigo, O Grande Moinho Tambaú, desta vez em Cabedelo, na Paraíba, começa a operar. Seguida da unidade de biscoitos e massas acoplada ao moinho da Bahia, compondo também um novo centro de distribuição.

No mês de outubro de 2006, a Companhia realizou sua abertura de capital e início de um relacionamento mais intenso com o mercado de capitais, abrindo a negociação de suas ações no segmento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA sob o ticker “MDIA3”.

Em abril de 2008, dentro de sua estratégia de crescimento por aquisições, foi concluído o processo de negociação e aquisição da Indústria de Alimentos Bomgosto Ltda., conhecida como Vitarella, empresa do setor de biscoitos e massas com forte atuação no Nordeste, especialmente em estados onde a Companhia não possuía participação majoritária. A operação contribuiu para a ampliação da sua liderança nacional nos segmentos de biscoitos e massas, além da consolidação de uma participação relevante e homogênea nos estados do Nordeste, região que tem apresentado expressivo crescimento econômico quando comparado com a média do País.

Ainda no mesmo ano, o Grupo obteve o certificado ISO 14.001, que atestou a qualidade de seu Sistema de Gestão Ambiental, confirmando que a Companhia observa os mais elevados procedimentos e requisitos quanto à gestão ambiental, integrando seus esforços de responsabilidade social.

Com mais de 70 anos de atividades, o Grupo M. Dias Branco constitui-se na maior companhia de biscoitos e massas da América Latina, liderando isoladamente o segmento no País, segundo pesquisas da Ac Nielsen, através de suas unidades industriais e centros de distribuição de seus produtos em todo o território brasileiro, gerando mais de 11 mil empregos diretos.

{jcomments on} 

 
Main page Contacts Search Contacts Search